Hoje, às 19h, no Santuário de Azambuja, Brusque, os seminaristas Ewerton, Kelvin e Marcos serão instituídos acólitos por nosso arcebispo Dom Murilo.
O que são os acólitos instituídos?A palavra acólito tem origem no grego antigo, no verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. O acolitado é um “ministério litúrgico” laical instituído para o serviço do altar nas celebrações litúrgicas. O acólito instituído é ministro extraordinário da distribuição da Eucaristia e dele se exige maturidade, piedade, estima comum e preparação conveniente.
O Cerimonial dos Bispos traz rito próprio para a instituição deste ministério e ressalta que: "pode ser conferido a fiéis leigos, homens, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem" (cf. Carta Apostólica Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Cærimoniarum Episcoporum - 1984 - Os Sacramentais: Parte VI, Cap. VI) .
São Tarcísio de Roma é o padroeiro dos acólitos, coroinhas e ministros extraordinários da Sagrada Eucaristia. Ele foi acólito na Igreja antiga, sendo martirizado por defender a Sagrada Eucaristia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário