27 maio 2015

PLANO DE FORMAÇÃO DO SEMINÁRIO CONVÍVIO EMAÚS - I PARTE


QUEM SOMOS?


Na hora de dizer uma palavra sobre a nossa identidade, é obrigatória a referência a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis de João Paulo II, ao Documento de Aparecida do Episcopado Latino Americano e Caribenho e ao Decreto Optatam Totius do Concílio Vaticano II. Estes documentos tornaram-se, nos últimos anos, uma fonte inesgotável de inspiração para a nossa tarefa de formação. Neles se propõem várias imagens que descrevem muito bem a maneira como nos definimos (PDV, n. 60-61).




UMA COMUNIDADE ECLESIAL EDUCATIVA EM CAMINHO


A Pastores Dabo Vobis apresenta o Seminário, sobretudo como, uma comunidade promovida pelo bispo para oferecer aos candidatos ao ministério sacerdotal a experiência formativa que o Senhor ofereceu aos Doze (cf. Mc 3, 14). Desta maneira, o Seminário busca dar continuidade, na Igreja, a íntima comunidade apostólica reunida em volta de Jesus que se caracteriza por: escutar sua Palavra, caminhar para a experiência da Páscoa e esperar o dom do Espírito para a missão (Ibid., n. 60.).
O Seminário é uma experiência original na vida da Igreja: nele o bispo está presente por meio do ministério do reitor e do serviço de co-responsabilidade por ele animado com os outros educadores. Todos os membros da comunidade do Seminário, reunidos na fraternidade pelo Espírito Santo, colaboraram, cada um segundo seu próprio dom, para que os chamados ao presbiterado se preparem adequadamente para prolongar a presença redentora de Jesus Cristo, o Bom Pastor (Cf. Ibid.).
Desde o ponto de vista humano, o Seminário estrutura-se sobre uma profunda caridade e amizade, que faz dele uma verdadeira família. Desde o ponto de vista cristão, o Seminário se configura como uma comunidade eclesial, como uma comunidade de discípulos do Senhor que celebra uma mesma liturgia, formada na meditação diária das Escrituras, no sacramento da Eucaristia e no exercício da justiça e da caridade fraterna (Cf. Ibid).
A fisionomia do seminário é determinada por sua finalidade específica: o acompanhamento vocacional dos futuros sacerdotes, e, portanto, o discernimento de sua vocação, a ajuda para lhe corresponder e a preparação para receber o sacramento da Ordem, que configura a Cristo, Cabeça e Pastor, e habilita para a missão de salvação na Igreja e no mundo (Cf. Ibid.).
Toda a vida do seminário está dedicada à formação humana, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral dos futuros presbíteros e presta especial atenção tanto ao caminho de formação como ao "caminhante" (suas situações, problemas, dificuldades, ritmos, cultura...), o que implica numa sadia flexibilidade, amor verdadeiro e respeito sincero as condições pessoais dos que caminham rumo ao sacerdócio (PDV, n. 61).
A experiência formativa no Seminário é fundamentalmente uma experiência comunitária; a experiência da comunidade dos discípulos que querem servir a Igreja de todos e que, em consequência, se põem em caminho de preparação para o sacerdócio (Bento XVI, carta aos seminaristas, 2010).
Como obra educativa, o Seminário propõe metas a serem alcançadas segundo um programa de vida orgânico e unitário e pede aos seminaristas a melhor disposição para caminhar com seriedade para sua realização. Pode-se dizer que a própria comunidade do seminário também está sempre a caminho, pois está aberta à renovação, ao continuo aperfeiçoamento e à mudança.



O TEMPO DA FORMAÇÃO INICIAL


O Seminário representa o tempo da formação inicial do presbítero. Os anos da primeira formação preparam para ordenação, porém, não esgotam a necessidade que o presbítero tem de formar-se permanentemente. A vida como doação de si mesmo é o lugar normal da formação. Por isso, a formação permanente é o horizonte de sentido da formação inicial, sua perspectiva original e final, seu objetivo natural e complementar (Cf. Amedeu CENCINI, A Formação Permanente, 2002, p. 37-42).
No âmbito da formação sacerdotal, a formação inicial tem como objetivo alcançar a docibilitas ou a disponibilidade constante para aprender a aprender que se expressa em atividades, ordinárias e extraordinárias, de vigilância e discernimento, de ascese e oração, de estudo e apostolado, de avaliação pessoal e comunitária, que ajudam a amadurecer na identidade cristã e na fidelidade criativa à própria vocação nas diversas circunstâncias e fases da vida (Cf. Ibid.).
A docibilitas implica compromisso pleno, ativo e responsável da pessoa, primeira protagonista do processo educativo; atitude positiva diante da realidade, de reconciliação e agradecimento frente a própria história e de confiança nos demais. Liberdade interior e desejo inteligente de deixar-se instruir pela verdade e pela beleza; capacidade de relação com a alteridade e de interação fecunda com a realidade objetiva. Essas atitudes põem o seminarista em condições de aprender a aprender, de viver em estado permanente de formação ao longo de toda a existência. A docibilitas assim entendida constitui um estado interior constante de liberdade para aprender na vida e da vida, ponto de chegada da formação inicial (Cf. Ibid.). 

UM ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A FORMAÇÃO DE PRESBÍTEROS MISSIONÁRIOS


Os bispos da América Latina e do Caribe, reunidos na Conferência de Aparecida, definiram o Seminário com um espaço privilegiado para a formação dos presbíteros missionários que requer o continente. 
Os bispos descreverem o ambiente formativo com duas imagens ricas de sentido antropológico e teológico. O Seminário é “casa” e “escola”, aonde se compartilha a vida a exemplo da comunidade apostólica em volta de Cristo Ressuscitado. No Seminário os futuros presbíteros oram juntos e celebram a mesma liturgia que culmina na Eucaristia; a partir da Palavra de Deus, recebem os ensinamentos que vão iluminando sua mente e modelando seu coração para o exercício da caridade fraterna e da justiça, prestam serviços pastorais periodicamente a diversas comunidades e se preparam para viver uma sólida espiritualidade de comunhão com Cristo Pastor e de docilidade à ação do Espírito Santo, convertendo-se em sinal pessoal e atrativo de Cristo no mundo, segundo o caminho de santidade próprio do ministério sacerdotal (Cf. DAp, n.316.).
Além disso, os bispos pediram uma especial atenção aos candidatos e ao projeto de formação. Esse deve oferecer um verdadeiro processo integral (humano, comunitário, espiritual, intelectual e pastoral), centrado em Jesus Cristo Bom Pastor, de tal maneira que os seminaristas sejam autênticos discípulos que se encontrem com Jesus Cristo Palavra e estabeleçam com Ele relações de amizade e amor ( Cf Dap, n. 316-319.).

O CORAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS


Em nosso Seminário Teológico Convívio Emaús, o Senhor Jesus Cristo formou, segundo o seu coração, várias gerações de padres que entregaram generosamente suas vidas ao serviço do Reino. Muitos deles são presbíteros que, durante o tempo de sua formação no Seminário, souberam deixar-se iniciar pelo Senhor no serviço do Pai e da humanidade, sob a orientação do Espírito Santo.
Atualmente, o Seminário Teológico Convívio Emaús contribui para a formação inicial dos pastores que apascentarão no futuro comunidades eclesiais na Arquidiocese de Florianópolis e de algumas outras dioceses irmãs. No Convívio Emaús, o Senhor continua formando o coração de seus servos para que façam o mesmo que Ele fez: entregar a vida por seu povo, anunciando sua palavra, comunicando sua vida nova e guiando-o no peregrinar até o encontro definitivo com o Pai.
O Seminário Teológico Convívio Emaús, em comunhão com a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), é também um lugar privilegiado de formação permanente para o presbitério. Um local de oração, encontro e estudo do presbitério de Florianópolis. Dessa maneira, o Seminário é um espaço onde se tece a comunhão sacerdotal, onde palpita e se experimenta e se comunica o amor do Bom Pastor por seu rebanho.




NOSSA MISSÃO E VISÃO


Convém, neste esforço por definirmos, enunciar a missão e a visão do Seminário que refletimos nos últimos anos com a ajuda de diversos formadores. Na linguagem contemporânea do planejamento estratégico, a missão e visão de uma instituição remetem também para sua identidade.

MISSÃO


O Seminário Teológico Convívio Emaús é uma comunidade eclesial educativa em caminho, que busca favorecer o discernimento vocacional daqueles que se sentem chamados ao ministério presbiteral diocesano e a prover os meios para sua formação integral como discípulos missionários, segundo a imagem de Jesus Cristo Mestre, Sacerdote e Pastor, capacitando-os para assumir sua responsabilidade na evangelização da Igreja de Florianópolis e de suas frentes missionárias.

VISÃO


Entregar à Igreja que peregrina em Florianópolis presbíteros comprometidos com a sua identidade e missão e dispostos a dar a vida pelo Reino de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques