24 fevereiro 2015

INÍCIO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS

Após um período de férias, regressamos ao seminário na última quarta-feira, começando assim, o ano formativo de 2015. O Seminário Convívio Emaús iniciou o ano com treze seminaristas, sendo três da Diocese de Tubarão e dez da Arquidiocese de Florianópolis. Nos primeiros dias tivemos momentos de partilha, convivência, trabalhos e encontros para organizar o semestre. Sabendo que o seminário constitui “o coração da diocese”, queremos trilhar este ano, guiados pelo Resuscitado que se revela na Palavra e na Eucaristia, gerando vida e comunhão. 






PRIMEIRO FINAL DE SEMANA DO ANO FORMATIVO

O primeiro final de semana foi marcado por importantes atividades que introduziram os seminaristas  no programa formativo. 
Na sexta feira, os seminaristas participaram dos exercícios espirituais da quaresma, motivados pelas reflexões dos padres Walter Göedert e Siro Manoel de Oliveira. À noite, dirigimo-nos à catedral metropolitana para missa de inauguração da Forania Florianópolis Centro-Sul e festa  de Nossa Senhora do Desterro. 



No sábado, realizamos nossa primeira visita à paróquia Nossa Senhora do Carmo, Coqueiros. Após a recepção do padre Fávio Feller e uma breva exposição da história da paróquia, participamos da celebração eucaristica, presidida pelo mesmo padre.  




Na oportunidade do V centenário do nascimento de S. Teresa de Jesus, depois da missa, a irmã Hilda ,da congregação das irmãs carmelitas teresianas apresentou-nos a biografia da grande mística. Ao término do dia, iniciamos uma vigília de adoração e meditação. 







Por fim, domingo participamos da ordenação episcopal de Dom Onécimo, em Criciúma. Após a celebração, o seminarista Lucas convidou-nos para conhecer seus familiares. A comunidade São José Operaio, do bairro Liri, recebeu-nos com  espírito fraterno, criando um momento oportuno para o conhecimento mútuo e a partilha de experiências.







ABERTURA DO ANO ACADÊMICO

Nesta segunda-feira (23/02), os alunos da Faculdade Católica de Santa Catarina iniciaram suas  atividades acadêmicas. O diretor da mesma instituição, Vítor Feller, após uma acolhida calorosa ao corpo doscente e discente, bem como aos formadores dos diversos seminários e casas religiosas de Florianópolis, fez uma breve introdução à aula inaugural.
A faculdade propôs o tema “família e evangelização”, acenando para a reflexão da 24° Assembleia Ordinária dos bispos.  Além da conferência teológica, os acadêmicos tiveram um breve momento de confraternização, seguido pela celebração eucarística, presidida pelo arcebispo D. Wilson Tadeu Jönke.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques