19 fevereiro 2014

"Convívio Emaús: Seminário-Família que acolhe, forma e evnvia"

No dia 11 de fevereiro iniciamos um novo ano formativo com o lema: “Convívio Emaús: Seminário-Família que acolhe forma e envia.” Vivemos uma semana com uma programação especial muito rica, marcada pela comunhão e pelo entusiasmo.
Dia 11 celebramos a festa de Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial dos Enfermos. Vivenciamos, dessa forma, o Cristo Sofredor em nossos irmãos enfermos através de uma visita ao hospital Nereu Ramos. E a devoção mariana por meio da celebração da Eucaristia na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes das irmãs da Divina Providência, na Trindade.
A quata-feira, dia 12, foi um dia voltado ao cuidado da casa. Estudamos, de forma muito divertida, os cinco sensos em família (arrumação, organização, limpeza, saúde e segurança, autodisciplina) e os aplicamos através da limpeza da casa. No final da tarde renovamos a benção de nossa casa, refletindo o que os documentos da Igreja nos ensinam sobre cada ambiente. À noite celebramos a Festa da Acolhida, onde celebramos a Eucaristia com ativa e fervorosa participação dos agentes da Pastoral Vocacional, colaboradores do seminário, vocacionados e religiosas. Após, nos confraternizamos em um agradável coquetel.
Quinta-feira foi o dia de estudarmos os Estatutos e Normas do Seminário Convívio Emaús e as Diretrizes da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil e no Regional Sul IV. Houve também a partilha, feita pelo padre Vânio e pelo seminarista Paulo Stippe, sobre o II Seminário Nacional da Formação Presbiteral.
No dia 14, sexta-feira, prestamos uma homenagem ao nosso colega Luiz Gustavo, falecido no último dia 13 de janeiro, rezando em torno de sua sepultura. Após, nos dirigimos a Antônio Carlos, onde pudemos nos descontrair por algumas horas no parque aquático.
O final de Semana foi reservado para os exercícios espirituais. Acompanhou-nos nesses dias a diretora espiritual do seminário, Mirian Siqueira. Ela ajudou-nos a refletir sobre a acolhida e a ternura de Deus. No domingo, depois de um almoço preparado pelos próprios seminaristas, fomos a Tijucas, onde participamos da Missa e prestamos uma singela homenagem às Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados que estão deixando o Asilo Santa Maria da Paz.
Segunda feira, solenidade de Nossa Senhora do Desterro,  foi o dia da abertura do ano letivo na FACASC, com aula inaugural, proferida pelo padre José Artulino Besen, e Celebração Eucarística. Por fim, fechamos esta semana de início do ano formativo com a celebração da Missa da solenidade de Nossa Senhora do Desterro na Catedral Metropolitana.
Convidamos  todos a  nos acompanharem através de suas orações neste novo ano.
 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques