25 março 2012

Última semana da Quaresma

A quaresma é um tempo de intensificar, pela oração, a esmola e o jejum, a relação cotidiana com Deus.


O painel da quaresma ressalta o conteúdo pascal da caminhada quaresmal. Resgata da quaresma aquilo que realmente ela é: tempo de “esperar na alegria a santa Páscoa”.
Embora acentuemos na quaresma o aspecto da cruz e na páscoa o aspecto da ressurreição, há um centro de unidade que faz da quaresma a entrada na páscoa do Senhor. Quer dizer: quando acentuamos o aspecto da saída da escravidão e de conversão, nós vivemos e celebramos isso como experiência pascal, como passagem da morte para a vida do pecado para o amor. Páscoa e Pentecostes são, então, o ponto alto desta caminhada, expressam a alegria e a ação de graças por tudo o que o Senhor fez acontecer em nós.
Esse conteúdo pascal da quaresma é indicado pela cor ouro queimado e branco e pela faixa central (A) onde aparece o Cristo, servo e rei (1), entrando em Jerusalém (2), onde vai celebrar a paixão, morte e ressurreição, indicada pelas três cruzes (3).
O verde-esperança, ligado ao domingo de ramos, evoca a esperança messiânica finalmente cumprida no servo Jesus, que é bendito e que vem em nome do Senhor.
A quaresma faz memória da caminhada dos quarenta anos do povo de Deus no deserto. A faixa (B) visualiza esta trajetória, destacando:

·        A aliança de Deus com Noé, após o dilúvio – Gn 9, 8-15 (4).
·        Abraão e o sacrifício do seu filho Isaac – Gn 22. 1-18 e 15, 5-18 (5).
·        Na sarça ardente o chamado de Moisés para libertar o seu povo – Ex 3, 1-8a, 13-15 (6).
·        Moisés recebendo os mandamentos de Deus para o seu povo – Ex 20, 1-17 (7).
·        A deportação e o novo Êxodo após o cativeiro da babilônia – Is 43, 16-21; 2Cr 36, 14-23 (8).

Mas a quaresma é sobretudo reviver os quarenta dias de Jesus no deserto e sua doação até a morte. A faixa (C) põe em evidência a cena do primeiro e segundo domingo (dos anos A, B e C):

·        Tentação de Jesus no deserto – Mt 4, 1-11 (9).
·        A transfiguração do Senhor – Mt 17, 1-9 (10).

A partir do 3º domingo, segue o itinerário batismal proposto pelo ano A, que nos convida a participar da páscoa do Senhor fazendo nele a nossa profissão de fé, como fez a samaritana – Jo 4, 5-42 (11), o cego de nascença – Jo 9, 1-41 (12), e Marta – Jo 11, 1-45 (13).
Em cada quaresma, recordando a caminhada de libertação do povo, somos convidados a fazer um novo Êxodo e uma Nova Aliança, no Espírito de Jesus. Fazemos isso renunciando a tudo que possa estreitar o horizonte de nossa entrega e aceitando o compromisso de viver a páscoa não como celebração apenas, nem somente no nível interior, mas na luta real da vida, no meio dos conflitos e na missão concreta.
A faixa lilás, assumindo o sentido da Campanha da Fraternidade, lembra que a prática da oração, do jejum e da caridade, ligada a esse tempo, ganha um conteúdo novo, de solidariedade e justiça, para transformarmos os sinais de morte em sinais de vida e salvação.

Fonte texto e imagem: SPERANDIO, G.; FERNANDES, V. Painéis Litúrgicos, Um guia Sobre o Ano litúrgico. Apostolado Litúrgico, 3ed., São Paulo, 2008, p. 17-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques