13 fevereiro 2012

Início do Ano Formativo de 2012 no Convívio Emaús

A Celebração Eucarística marcou o início de mais um ano. Neste ano o Convívio Emaús contará com 11 seminaristas e 3 padres (um padre reitor e dois padres residentes).





Após a Celebração Eucarística, os seminaristas foram à casa do Jardim Germânia, onde partilhou-se as férias, e confraternizou-se com um bingo. Contou com a presença dos seminaristas, dos funcionários, do padre reitor e do padre Siro, diretor espiritual e pároco da paróquia Nossa Senhora do Desterro - Catedral.







No dia seguinte, reservou-se a manhã para formação comunitária, e no período da tarde realizou-se a limpeza do seminário-casa. No mesmo dia, às 19h20min, os seminaristas foram ao cinema assistir o filme "A Separação".




     Vencedor do Globo Ouro 2012 de melhor filme em língua estrangeira, o filme iraniano "A Separação" traz a história de Nader (Peyman Moaad), um homem que, após se divorciar de Simin (Leila Hatami), é obrigado a contratar uma jovem para cuidar do pai que sofre de Alzheimer.
     No entanto, a garota está grávida e trabalhando sem o consentimento do marido. Essas condições aliadas a um terrível incidente levarão as duas famílias a um julgamento moral e religioso.
     Assinado por Asghar Farhadi, o filme ganhou dois Ursos de Prata (melhor ator e melhor atriz) e o Urso de Ouro, prêmio máximo para o melhor filme, e é um dos grandes favoritos de melhor filme estrangeirono Oscar 2012.










Aconteceu, no sábado, dia 11, no Seminário Convívio Emaús, uma manhã de formação espiritual, com a diretora espiritual Miriam. A temática central girava em torno da exortação de São Paulo: "É agora o momento favorável, é agora o dia da Salvação" (2 Cor 6, 2).




"LEVANTA-TE E VAI, A TUA FÉ TE SALVOU" (Lc 17, 19)


No mesmo dia, dia de Nossa Senhora de Lourdes, os seminaristas reuniram-se juntamente com o reitor para refletir a mensagem do Papa Bento XVI para o XX dia mundial do doente.




No documento, o Papa faz uma vasta reflexão sobre os chamados Sacramentos de Cura - Reconciliação e Unção dos Enfermos. O Santo Padre também deixou mensagens de esperança a todos os doentes, lembrando que Deus não abandona seus filhos nas horas de sofrimento.

"Quem no próprio sofrimento e doença invoca o Senhor é certo que Seu Amor não nos abandona nunca, e que também o amor da Igreja, prolongamento no tempo da sua obra salvífica, não deixa de ser manifestado."





Nesse espírito, os seminaristas juntamente com reitor foram ao Hospital de Caridade visitar os enfermos, em especial, o senhor João - pai do seminarista Tiago.

   Pe. Vânio presidindo a celebração do sacramento da unção dos enfermos para João, Antônio e Luiz.

   Rezando em favor dos familiares e acompanhantes dos enfermos.




Neste mesmo dia, às 20h00, os seminaristas participaram da procissão e da Celebração Eucarística, na paróquia da Agronômica - Florianópolis.






No domingo, dia 12 de fevereiro, os seminaristas se uniram às irmãs idosas da Divina Providência. Rezou-se as laudes e participou-se da Santa Missa, presidida pelo reitor Pe. Vânio. Após a Celebração, as irmãs ofereceram aos seminaristas um delicioso café da manhã. São coordenadoras desta casa, as irmãs Elza e Filomena.










Enfim, somos convidados a rezar por todos os vocacionados de nossa Arquidiocese, para que sejam fiéis seguidores ao chamado de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques