08 dezembro 2011

Advento

Advento, tempo que celebra a vinda do Salvador... 


Para celebrar melhor o tempo litúrgico do advento, a comunidade do Seminário Convívio Emaús propõe uma reflexão a partir do belo painel produzido pelo Apostolado Litúrgico e o artista Cláudio Pastro.

“ O painel do advento procurou apresentar uma síntese catequética deste tempo, reunindo elementos dos textos bíblicos dos três anos (A, B e C). 
[...] 
A faixa amarela que corta os quatro domingos representa a proposta que perpassa todo o advento: celebrar a manifestação luminosa do Salvador em nossa história e em cada um de nós, preparando-nos a viver isso mais intensamente na festa do seu natal. 
Em todos os anos o que caracteriza o 1º domingo é a vigilância. A figura feminina, com a lâmpada acesa, representa a comunidade-esposa, que espera a volta do seu Senhor. Está de pé para indicar que a espera do Senhor é uma espera ativa, atenta aos sinais de sua manifestação já acontecendo no presente. 
No 2º domingo, o cenário é marcado pela figura austera de João Batista. Ele aparece indicando o modo concreto de esperar o Senhor: aterrar os vales, aplainar as colinas, endireitar as estradas tortuosas. Sua profecia traz uma Boa Notícia: “Toda carne verá a Salvação de Deus”. 
No 3º domingo, João Batista, que veio preparar os caminhos, dá lugar a Cristo, que pode ser encontrado em cada cego que recupera a vista, no leproso curado, no surdo que passa a ouvir. Jesus batizava no Espírito e, continuando o anúncio do Batista, traz boa-nova aos pobres e excluídos. 
No 4º domingo, a figura principal é Maria, que carrega no ventre o Emanuel – o anúncio do anjo a José, a visita de Maria a Isabel e o cântico de Maria têm um único motivo: acolher o Filho de Deus que vem nos visitar. ” 


Fonte: SPERANDIO, Gabriela; FERNANDES, Veronice. Painéis litúrgicos – um guia sobre o ano litúrgico. 3. ed. São Paulo: Apostolado Litúrgico, 2008. p. 12-13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques