19 novembro 2011

Quarto dia da Novena em preparação à Festa de Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina de Alexandria, Padroeira da Arquidiocese de Florianópolis


1. Quem foi Santa Catarina de Alexandria
• Não são muitos os dados históricos que temos a respeito de Santa Catarina de Alexandria.
• Segundo tradições orientais, seria filha de uma família distinta, de posses e instruída; há os que defendem que seria filha de um rei pagão, de nome Costos, de Chipre. Conta-se que foi a vencedora de uma disputa filosófico-teológica com um numeroso grupo de sábios, os quais, tendo se convertido diante de seus argumentos, foram posteriormente martirizados pela fé. A cultura atribuída a Santa Catarina fez dela a patrona dos estudantes, dos filósofos e, também, da Universidade de Paris. A igreja paroquial de Belém, junto à basílica da Natividade, lhe é dedicada.
• Seu martírio, em testemunho de sua fé cristã e em defesa de sua virgindade, é situado no início do século IV (teria ocorrido, provavelmente, no ano 307), na cidade de Alexandria, durante a perseguição de Maximino. Alexandria, na época, pertencia à Província Romana do Egito. Tentaram martirizá-la com uma roda de “dentes” de ferro – roda que deveria dilacerar seu corpo; a roda, contudo, ao passar por seu corpo, teria se quebrado. Por essa razão, comumente ela é apresentada nas imagens ou gravuras com uma roda quebrada a seu lado. Depois disso, teria sido decapitada.
• As relíquias de Santa Catarina se encontram no mosteiro que leva seu nome, no Monte Sinai: Mosteiro de Santa Catarina, no monte Gêbel Musa, a 2.300 metros de altitude.
• O significado mais provável de seu nome, de origem grega, é: sempre pura.

2. Santa Catarina Padroeira
• Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir, desde o início de criação da Diocese de Florianópolis (1908) foi venerada como padroeira diocesana. Diante disso, Dom Joaquim Domingues de Oliveira pediu ao Papa que a tornasse, oficialmente, nossa padroeira. Por um
decreto de 26.07.1922, o Papa Pio XI a declarou padroeira principal da Diocese de Florianópolis e co-Titular da Igreja Catedral, cujo Título é o do Desterro de Nosso Senhor Jesus Cristo.
• Santa Catarina de Alexandria é, também, padroeira da Ilha de Santa Catarina e do Estado de Santa Catarina.
• O dia de Santa Catarina de Alexandria é 25 de novembro.

(Para maiores informações, consulte: SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA – Padroeira da Arquidiocese de Florianópolis, da Ilha e do Estado de Santa Catarina, do Pe. Ney Brasil Pereira, 2002 - edição própria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques