Queridos Irmãos e Irmãs em Cristo Jesus,
Quero expressar a você querido amigo e amiga a minha alegria de estar na presença do Senhor e compreender um pouco da vocação missionária. Estou tendo a graça de participar do I Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, em Brasília, Distrito Federal.
Sou delegado do Seminário Teológico Convívio Emaus, da Arquidiocese de Florianópolis.
Meditamos no dia de ontem vários aspectos da vida formativa dentro dos seminários. Começamos a manhã com a oração da Igreja, as Laudes, isto é, a oração de louvor de toda a Igreja Universal. Para a primeira conferencia, tivemos a alegria de termos em nosso meio o Pe. Vito Del Prete, do PIME, Secretário Geral da Pontíficia União Missionária. Ele Abordou de forma clara os fundamentos bíblicos-teológicos para a formação missionária dos futuros presbíteros. Dentre o seu discurso, enfatizou que “Os cristãos encontram sua verdadeira identidade empenhados na missão.” Com isso, o futuro presbítero deve experimentar, já na sua formação a missão. A frase que causou mais impacto nos seminaristas foi esta: “o crucifixo é a verdadeira cátedra da missiologia”
No segundo momento da manhã, trabalhamos um assunto mais complexo, sobre a dimensão humana-afetiva da formação missionária dos futuros presbíteros. A responsável por esta conferência foi a Irmã Maria de Fátima Morais, do Instituto das Irmãs Apostolas do Sagrado Coração de Jesus. O período da tarde, foi reservado para a participação mais ativa dos seminaristas no congresso nos grupos de reflexões sobre a temática sugerida pela conferencista. Terminamos o dia, participando da Santa Missa e rezando o terço missionário.
Oremos, para que os futuros padres da Igreja, se abram para esta realidade tão necessária a Missão.
Um abraço,
Sem. Tiago Vicente Santana
Chamados para estar com Ele e Enviados! (Mc 3, 14)
Nenhum comentário:
Postar um comentário