18 agosto 2009

Uma terça-feira especial

Três acontecimentos especiais marcaram esta terça-feira em nosso seminário:


- Comemoração em memória à Santo Alberto Hurtado




Alberto Hurtado Cruchaga (1901-1952)

Nasceu em Viña del Mar (Chile), no dia 22 de Janeiro de 1901. Aos quatro anos perdeu o pai e foi obrigado a experimentar a pobreza, pois a mãe teve que vender a sua modesta propriedade para pagar as dívidas. Contudo, graças a uma bolsa de estudos, ele pôde freqüentar o Colégio dos Jesuítas em Santiago, onde se tornou membro da Congregação Mariana, manifestando imediatamente um vivo interesse pelos pobres. No dia 14 de Agosto de 1923 entrou no noviciado da Companhia de Jesus em Chillán e em 1925 foi mandado para Córdova (Argentina) para completar os estudos humanísticos. Recebeu a Ordenação sacerdotal em Lovaina (Bélgica) no dia 24 de Agosto de 1933.
Retornou ao Chile em 1936 e iniciou o ensino de religião no Colégio Santo Inácio e de pedagogia na Universidade Católica. Encarregado dos estudantes pela Congregação Mariana, conseguiu envolvê-los na catequese para os pobres. Durante um dos cursos de Exercícios, o Pe. Hurtado dirigiu um apelo aos participantes a favor dos muitos pobres da cidade: o pedido foi prontamente acolhido e constituiu o começo da iniciativa que o tornou especialmente conhecido El Hogar de Cristo ("O Lar de Cristo"). Tratava-se de uma forma de atividade caritativa que previa não só dar uma acomodação aos desabrigados, mas ofecerer-lhes também um ambiente semelhante ao da família, onde experimentar a bondade e o carinho.
Após ter passado a sua existência manifestando o amor de Cristo aos pobres, foi chamado por Ele no dia 18 de Agosto de 1952.
Fonte: http://www.vatican.va/

Santo Hurtado foi o primeiro santo canonizado pelo papa Bento XVI. Na sua canonização o Papa nos disse que este santo é “o modelo para os padres do terceiro milênio”.

- Visita do nosso Arcebispo Dom Murilo










Na visita que Dom Murilo nos fez ele nos mostrou em primeira mão a replica do Tríptico de Aparecida. “Neste está contido a espiritualidade e o programa pastoral característico que propõe o lema da V Conferencia: ‘Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos nEle tenham Vida. ‘Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida’ (Jo 14, 6). O tríptico flue da tradição da arte cusquenha. Com este tríptico do Papa se encontram simbolicamente em Aparecida, a cultura andina que partilha os países do Oceano Pacífico com o mundo lusófono das costas do Atlântico, ao qual pertencer o Santuário Nacional Mariano do Brasil.”
Nosso Arcebispo também nos falou sobre o Ano Sacerdotal. Disse-nos que “o Ano Sacerdotal, inspirado pelo nosso Papa, foi realmente um momento de graça para a Igreja”. Dom Murilo está muito confiante, pois sente que nossa Arquidiocese está abraçando com muito amor e alegria este ano especial na Igreja.


- Aniversário do Seminarista Primo Buratto Neto



O Seminarista Primo entrou no Seminário de Azambuja ano de 2003. Atualmente está no terceiro ano de teologia, este é o seu sétimo ano de caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques