31 agosto 2009

Padre Vânio fala sobre o Ano Sacerdotal para o Jornal da Arquidiocese


Padre Vânio, neste mês vocacional, falou ao Jornal da Arquidiocese sobre as suas expectativas e sobre os eventos em torno do Ano Sacerdotal.

Jornal da Arquidiocese – Neste ano, a Igreja está celebrando o Ano Sacerdotal e a Arquidiocese também celebra o Ano Vocacional. Qual é o objetivo de unir essas duas convocações?
Pe. Vânio - O Papa Bento XVI surpreendeu a Igreja, no dia 16 de março deste ano, convocando um Ano Sacerdotal para celebrarmos os 150 anos da morte de São João Maria Vianney, padroeiro de todos os padres do mundo. Bem antes, em setembro do ano passado,
nossa Arquidiocese tinha decidido celebrar um ano vocacional. Com a convocação do Papa, o Arcebispo decidiu unir as duas iniciativas que tinham objetivos semelhantes. Os objetivos do Ano Sacerdotal são: apresentar a beleza e importância do ministério presbiteral; e despertar novas vocações sacerdotais.

JA - A celebração do Ano Sacerdotal foi aberta no dia 19 de junho, com os padres da Arquidiocese reunidos no Santuário de Azambuja. Que outros eventos estão previstos?
Pe. Vânio - Realmente, no dia 19 de junho tivemos uma bela manhã de encontro e oração na
abertura do Ano Sacerdotal, no Santuário de Azambuja. Naquele mesmo dia, todas as paróquias realizaram momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e uma missa especial de abertura do Ano Sacerdotal. Agora, cada comarca pastoral está preparando um evento alusivo. Acontecerão peregrinações a Santuários, shows musicais, gincanas com crismandos, etc. Teremos a romaria do clero para o Santuário de Aparecida, as cartas de Dom Murilo para os jovens, as famílias e as crianças sobre o tema das vocações e, no próximo ano, o segundo Congresso Vocacional Arquidiocesano. Além dessas atividades, muitas outras estarão previstas e podem ser conferidas no site do ano sacerdotal (www.anosacerdtoal.org.br). Contudo, mais importante que os eventos especiais, são as pequenas iniciativas diárias para tornar cada atividade pastoral um serviço à promoção de todas as vocações necessárias à vida da Igreja. Chegou a hora de fazermos da pastoral vocacional a vocação de toda pastoral.

JA - O senhor coordena a Pastoral Vocacional na Arquidiocese. O que fazer para despertar nos jovens o interesse pela vida religiosa?
Pe. Vânio - A experiência da igreja diz que os dois meios mais importantes na pastoral vocacional são: a oração confiante e perseverante de todas as comunidades pelas vocações e o testemunho alegre e fiel dos presbíteros, religiosos e religiosas. Esperamos que neste Ano Sacerdotal todas as comunidades estejam de joelhos pedindo pelas vocações, e que todos os padres redescubram a alegria do próprio chamado para terem a coragem de chamar.

JA
- Hoje, quais os caminhos que um jovem que sente o chamado deve seguir?
Pe. Vânio - Um jovem que sente o chamado para a vocação sacerdotal ou religiosa deve cultivar a oração pessoal e participar ativamente da vida de sua comunidade paroquial; deve falar com o padre ou as religiosas de sua paróquia e contar o que está sentindo; e procurar o seminário ou as casas religiosas para participar dos encontros de discernimento vocacional. A partir desse período de discernimento, cada seminário ou casa religiosa vai apresentar ao jovem o caminho mais adequado para que ele responda ao chamado de Jesus.

JA - Diz-se que a tendência atual são as vocações maduras (ou tardias), pessoas com mais idade que têm a vocação despertada. Há algum trabalho diferenciado para seguir essa tendência?
Pe. Vânio - Os jovens mais maduros que sentem o desejo de entrar no seminário são acompanhados pelos seus párocos e pela pastoral vocacional e depois encaminhados para o Seminário Propedêutico, que é a instituição formativa responsável pelas vocações adultas.

JA - Que mensagem o senhor deixa para aqueles jovens que sentem o chamado para a vida
religiosa ordenada?

Pe. Vânio
- Eu sou muito feliz como padre. Tenho a alegria de ser um consagrado para a salvação do mundo. Por isso, se algum jovem está sentindo o chamado para ser padre ou religioso/a eu só posso dizer: o que você está esperando para dizer o seu sim? Nada pode ser mais belo e importante na vida do que responder ao chamado que o Senhor Jesus nos faz.

Fonte: Jornal da Arquidiocese: Florianópolis, Agosto de 2009, Nº 148

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques